Seus arquivos e pastas sumiram após o CHKDSK?.



Calma, vamos lá.

Independente do porque o CHKDSK foi acionado, ao iniciar o Windows você percebe que alguns arquivos, ou mesmo uma pasta inteira sumiu?

Você então procura desesperadamente na lixeira e veja o que encontra.. Nada!!??

Até baixa um programa que restaura arquivos deletados, mas após o scan percebe que teus preciosos arquivos não foram deletados?

Como um arquivo "some" sem deixar pistas? Seria mágica?

Não meu amigo, seus arquivos estão são e salvos, ao menos os meus estavam.

Sim, escrevo este artigo pois a pouco tive o mesmo problema, e minhas primeiras providencias são as mesmas citadas acima, porém para minha surpresa (e alegria) nada foi deletado.

Bom, Vá em Opções de Pasta/Modo de Exibição e marque a opção Mostrar pastas e arquivos ocultos.

Procure em seu disco a pasta D:\found.000\dir0000.chk (found.001 ou similar) é nela que estão os arquivos, basta movê-los para o local de antes e apagar a pasta oculta.

Legal poder ver seus queridos arquivos novamente não é mesmo, mas acho que gostaria de saber o porque que isso ocorreu.

Bom, nada muito profundo e técnico, mas como sabem o CHKDSK vasculha o HD (ou discos removíveis, como disquete, pen drive, MP3...) atrás de falhas lógicas, após encontrar erro em algum setor ou arquivo ele cria uma pasta oculta (no caso found) e joga o conteúdo deste setor dentro.

(*)Pastas found.000, found.001, etc, são nativamente do Windows. No meu caso os arquivos "sumidos" estavam do disco "D:" que é para dados, ao contrário do "C:" para sistema operacional, então cuidado, não saia deletando tudo que é pasta.

(**)Utilizo XP, não sei se a dica serve para outras versões do Windows.

(***)Pra quem não sabe o Win95/98 trabalhavam com o ScanDisk, e Win2000/XP o CHKDSK.

0 comentários: