Music Don't Stop.


Estive pensando em computadores antigos. Antigos tipo ZS Spectrum, Commodore, TK85 e, principalmente, MSX.

A primeira vez que vi um computador foi em um shopping no rio há mais de 20 anos. Estava ligado passando a demo do HERO. Aquele mesmo joguinho para Atari mas com gráficos MUITO melhores. Foi paixão à primeira vista.

Pouco tempo depois um primo meu comprou um TK85 com fita k7 e tudo mais. Era muito divertido ver que um jogo ficava gravado em uma fita k7 e que poderia piratear jogos com isso. Meu pai trabalhava com computadores e ele tinha muita revista que ensinava a fazer jogos, com dicas de roteiro e tudo mais. Os computadores antigamente vinham com um compilador embutido. Isso quer dizer que, escrevendo algumas linhas de instruções ao inicializar o computador, você já poderia fazer e desenvolver programas para as mais diversas necessidades.

Sempre que me lembro dessa época lembro-me de uma música do Kraftwerk, “Music Don´t Stop”. O clip, mesmo com aqueles gráficos estilo Vitrua Fighter ( traduzindo: quadradões) passa uma espécie de ideal, de magia, de que qualquer pessoa com um computador poderia mudar o mundo. Certas sensações nunca desaparecem.

Hoje em dia alguma coisa insiste em dizer que o que eu idealizava não acontece hoje. São muitos computadores e todo o fluxo de informação e policiamento na internet torna o ideal uma idéia ultrapassada. Bem, a primeira coisa que me lembro quando penso nisso é o DVD John... o moleque de 16 anos que quebrou o código do padrão DVD, permitindo que filmes e jogos sejam compartilhados e que os aparelhos de gravação e reprodução se tornassem tão baratos. Um moleque de 16 anos mudou o mundo, com um computador.

Isso sem contar com a legião de programadores autodidatas que aprendem a quebrar códigos de programas para que não seja necessário pagar para usá-los. Sim, é uma apologia à pirataria. Não pago 4000 dólares em um programa. Quando eu tiver dinheiro, penso no caso. Essa mesma legião de programadores autodidatas fazem programas gratuitos para concorrer com os gigantes de ouro.

Meu ideal ainda existe. Embora empresas como Microsoft insista em monopolizar o mercado com um programa que só se faz programa pra eles fazendo curso em programas da Microsoft. Os usuários do Linux ( Sistema Operacional com várias versões, a maioria delas gratuitas) perpetuam o ideal de que uma pessoa com um computador pode mudar o mundo.

Se isso vai se concretizar, não sei. Sei que tem sido fundamental para o mercado, que tenta sempre suplantar a desvantagem do outro com a briga Microsoft versus Linux.

Eu, sinceramente, uso Windows por uma série de motivos mas não abro mão do Kurumin instalado em uma partição no meu HD.

Texto por:Overfiend

0 comentários: